sábado, 3 de janeiro de 2009

Lavar os dentes

Certos actos na vida, não obstante (ou devido a) a sua condição mundana e corriqueira, são definidores da natureza humana. Outros, sujeitos às mesmas condicionantes, não definem coisa nenhuma.

Lavar os dentes corresponde a este segundo grupo.

No entanto, e apenas porque me apetece e me sinto capaz, aqui apresento a lista dos quatro típicos lavadores de dentes. Os resultados que hoje apresento são consequência de dois estudos da maior relevância e fidedignidade: uma sondagem Católica/RTP/Marktest/Visão/Sic/Expresso e um estudo empírico avançado realizado por mim ao nível de filmes de Hollywood (do tipo pastilha-elástica) e outras fontes. Não me perguntem é qual é a margem de erro - que ridículo.

A primeira espécie de lavador é perfeccionista - passa o tempo que considera necessário neste nobre acto, em imaculados toques de varinha, sem comprometer a limpeza da escova de dentes um milímetro que seja abaixo dos alvos pêlos que a encimam. Prodígios.

O segundo género de profissionais da lavagem são um pouco mais complexos - permitem pequenas acumulações de pasta de dentes nos cantos da boca mas, e esse é o seu elemento marcante e distintivo, a cada vinte segundos, cospem parte do seu conteúdo bocal (sendo optativo fornecerem-se de um pouco de água para bochechar). Sofisticados.

O terceiro tipo de engenheiros da higiene está-se a borrifar para as tentativas de classificação sociocultural dos dois primeiros tipos - baba-se mão abaixo, sujando escova, mão e por vezes antebraço, sendo portanto obrigado a permanecer com todo o seu sistema lavador sobre o lavatório, sob risco de sujar o chão. Badalhocos.

A quarta e última categoria de pessoa, meus caros é, naturalmente, aquela na qual me encontro. Eu, Afonso, sou aquilo a que se chama um lavador amorfo. Como consequência da ausência de doutrina na minha vida, não impera em mim a necessidade de me definir como lavador, e experiencio um pouco de todos os supracitados modos de lavar a dentição. Devíamos formar um clube. Eclécticos.

Sem comentários: